Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O rei do baião

                                                          

LUIS GONZAGA_ Luis Gonzaga do Nascimento 13-12-1912 (Exu Pernambuco) 1-8-1989 (Recife, Pernambuco). Filho de um músico sanfoneiro (Januário), tocou sanfona desde criança e ingressou no exército em 1930, viajando com as tropas pelo Brasil. Em 1939, estando no Rio de Janeiro pediu dispensa da corporaç!ão para tornar-se músico em casas de baile e cabarés, chegando a tocar nas ruas para ganhar o sustento. Em 1941 apresentou-se com sucesso no programa de calouros de Ary Barroso na Rádio Nacional apresentando a toada Vira e mexe. Passou a acompanhar cantores, fez gravações como instrumentista, trabalhou em várias rádios apresentando músicas com ritmos regionais, principalmente do nordeste. A partir de 1945 passa a grava também cantando, obtendo o primeiro sucesso com Dezessete e setecentos (com Miguel Lima) e fixou uma parceria com o jornalista cearense Humberto Teixeira, com quem passou a compor peças de temática nordestina, estabelecendo o ritmo do baião. São produtos dessa parceria as obras Baião (1946), Asa Branca (1947), Juazeiro (1948), Paraíba (1950), Assum Preto (uma transposição de Asa Branca para modo menor) e Respeita Januário (1950). Passou a ter como parceiro Zé Dantas, destacando-se as obras Cintura Fina (1950), ABC do Sertão (1950), Vozes da Seca (1950). Passou a ser denominado o "Rei do Baião". Pai do compositor Gonzaguinha, passou a ser chamado de Gonzagão a partir da década de 80.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário