LUIS
GONZAGA_ Luis Gonzaga do Nascimento 13-12-1912 (Exu Pernambuco) 1-8-1989
(Recife, Pernambuco). Filho de um músico sanfoneiro (Januário),
tocou sanfona desde criança e ingressou no exército em 1930,
viajando com as tropas pelo Brasil. Em 1939, estando no Rio de Janeiro
pediu dispensa da corporaç!ão para tornar-se músico
em casas de baile e cabarés, chegando a tocar nas ruas para ganhar
o sustento. Em 1941 apresentou-se com sucesso no programa de calouros
de Ary Barroso na Rádio Nacional apresentando a toada Vira e
mexe. Passou a acompanhar cantores, fez gravações como
instrumentista, trabalhou em várias rádios apresentando
músicas com ritmos regionais, principalmente do nordeste. A partir
de 1945 passa a grava também cantando, obtendo o primeiro sucesso
com Dezessete e setecentos (com Miguel Lima) e fixou uma parceria
com o jornalista cearense Humberto Teixeira, com quem passou a compor
peças de temática nordestina, estabelecendo o ritmo do baião.
São produtos dessa parceria as obras Baião (1946),
Asa Branca (1947), Juazeiro (1948), Paraíba
(1950), Assum Preto (uma transposição de Asa Branca
para modo menor) e Respeita Januário (1950). Passou a ter
como parceiro Zé Dantas, destacando-se as obras Cintura Fina
(1950), ABC do Sertão (1950), Vozes da Seca (1950).
Passou a ser denominado o "Rei do Baião". Pai do compositor
Gonzaguinha, passou a ser chamado de Gonzagão a partir da década
de 80.
Nenhum comentário:
Postar um comentário